domingo, 27 de julho de 2014

A genuína Cozinha Paraense

Escrito por Paula Sousa,

acadêmica do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará.



A cozinha do Pará é considerada uma das mais genuinamente brasileiras, por não ter muita influência europeia e tendo a cultura indígena como principal pilar. Utiliza muito os peixes dos rios amazônicos como é o caso do pirarucu, tambaqui, tucunaré , dourado e filhote.

As comidas regionais são povoadas por lendas, porém a mais conhecida é a que deu origem ao tucupi:
“Reza a lenda que Jaci (Lua) e Iassytatassú (Estrela d'alva), combinaram visitar o centro da Terra. Quando foram atravessar o abismo, Caninana Tyiiba mordeu a face de Jacy, que derramou lágrimas sobre uma plantação de mandioca. Depois disso, o rosto de Jacy ficou marcado para sempre pelas mordidas de Caninana. E, a partir das lágrimas de Jacy, surgiu o tycupy (tucupi).” 

Esse tempero de cor amarela extraído da raiz da mandioca é utilizado quase que na metade dos pratos típicos da região. Para consegui-lo, os paraenses descascam, ralam e espremem a mandioca selvagem, seu processo de preparação pode durar entre 4 a 6 dias pois é preciso ferver bastante e deixar fermentar para retirar o ácido cianídrico, que é venenoso e pode levar a óbito se ingerido em grandes quantidades. Geralmente é vendido em garrafas pet.




Outro tempero bastante utilizados é o jambu que é uma erva típica que tem a capacidade de adormecer a boca de quem o consome.




Dentre os pratos mais conhecidos estão: 

*Pato no tucupi: Prato mais famoso da cozinha paraense, utiliza o pato, tucupi e jambu. Tanto esse prato como a Maniçoba são os pratos principais consumidos durante o Círio de Nazaré que ocorre anualmente em Belém do Pará.



*Maniçoba: Conhecida como a “feijoada” paraense, é feita de maniva ( folhas da mandioca cozida e moídas por uma semana), acrescidas de carne de porco/ boi. É servida com arroz branco, farinha e pimenta.


*Tacacá: É um mingau quase líquido feito com tucupi, goma, jambu e camarão seco. É servido em cuias e vendido nas esquinas pelas chamadas “tacacazeiras”.


Entre os doces é comum a utilização de frutas da região, como é o caso do buriti, cupuaçu, murici, bacuri e claro do famoso açaí. Além disso é bastante utilizado licores entre as sobremesas. Uma curiosidade acerca do açaí é que ele é consumido junto com farinha de mandioca, peixe assado ou camarão.



Em Belém, anualmente ocorre a maior feira ao ar livre da América Latina, a famosa Ver-o-Peso da Cozinha Paraense. Essa feira foi idealizada pelo chef paraense Paulo Martins e conta com exposições, aulas e jantares, além de atrair diversos chefs nacionais e internacionais, como o renomado chef Alex Atala, que sempre está presente no evento.





Para ver a receita deliciosa de Tacacá, clique aqui.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário