sexta-feira, 11 de julho de 2014

A deliciosa Cozinha Pernambucana

Amanda Criste
Estudante de Gastronomia UFC

Caracterizada por uma miscelânea de cores, sabores, texturas e sensações, a Culinária Pernambucana sofreu influência europeia, indígena e africana em sua constituição e se originou na efervescência, miscigenação e intersecção cultural das casas-grandes, senzalas, aldeias indígenas e instituições religiosas.

É uma cozinha rica, de sabores marcantes e com pratos de alto teor calórico e nutricional. Os produtos alimentares que dão vida aos sabores tipicamente pernambucanos são a carne de sol, os frutos do mar, o milho, o feijão, o inhame, o coco, o açúcar e outros produtos provenientes da região, notadamente frutas e vegetais.

Recife possui o título de principal polo gastronômico do nordeste e ocupa o terceiro lugar no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. São mais de 1.700 estabelecimentos espalhados pela cidade, entre bares e restaurantes, o que movimenta a economia e a cultura local.

Os pratos típicos do estado são o sarapatel, a buchada, a dobradinha, a mão-de-vaca, o arrumadinho de charque, a tapioca, o chambaril, o cozido, o mugunzá e a canjica; sem esquecer, é claro, das deliciosas sobremesas que são tidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco: o Bolo de rolo, o Bolo Souza Leão e a Cartola.

Além disso, a culinária pernambucana é envolta por rituais de celebração de datas festivas mediante a degustação de pratos específicos. Na Semana Santa, por exemplo, abundam as preparações à base de coco, como o quibebe, o arroz e o feijão cozidos no leite de coco, além de frutos do mar acompanhados de bredo (caruru). No São João as comidas de milho são presença confirmada na mesa dos pernambucanos, dentre elas a pamonha, a canjica, o bolo de milho, além de bolos de macaxeira, Souza Leão e pé-de-moleque. No natal, festas de casamento e aniversários, os pernambucanos consomem o bolo de frutas, de consistência firme, coloração escura e sabor apurado de frutas e especiarias, uma deliciosa tradição repassada de geração em geração. 



Através da celebração da culinária local, as receitas sofrem adaptações e mudanças e são transmitidas dos pais para os filhos, desde a época colonial, e se depender do apreço do povo pernambucano pela sua tradição alimentar, ela jamais será suplantada.





Confira receitas deliciosas da culinária Pernambucana que nós separamos para você:
Clique aqui!




Fontes:

http://www2.setur.pe.gov.br/web/empetur_old/culinaria

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=551&Itemid=182

http://www.viagemdeferias.com/recife/restaurantes/pratos-regionais.php

http://oabelhudo.com.br/2012/09/o-bolo-souza-leao-e-a-sua-historia-por-leonides-caraciolo/


Nenhum comentário:

Postar um comentário