Amanda Criste Nobre Maia
Ana Lieby Costa
Paula Regina Sousa, acadêmicas de Gastronomia na Universidade Federal do Ceará.
Proveniente da América do Sul, o tomate (Solanum lycopersicum) chegou à Europa entre os séculos XV e XVI, porém por muito tempo foi cultivado apenas para decoração de mesas, pois se acreditava que o mesmo era venenoso. Atualmente o tomate é consumido em todo o mundo e é amplamente utilizado nas Cozinhas da Europa, do Oriente Médio, da América do Sul, dentre outras.
Um dos primeiros nomes atribuídos ao tomate era “‘maçã do amor’, pommes damour em francês, talvez por sua reputação como afrodisíaco. E possível que as variedades antigas fossem mais alaranjadas, daí a corruptela italiana pomodoro ‘maçã dourada’, ou pomi di Mori, ‘maçã mourisca’, refletindo a rota para a Europa via Espanha” (WRIGHT e TREUILLE, 1997: 178).
Embora caracterizado botanicamente como uma baga e, por conseguinte, um fruto, o tomate é classificado usualmente como um vegetal. Existem aproximadamente 7500 variedades de tomates cultivadas - o que indica uma quantidade quase infinita de formatos, cores e tamanhos - as quais são utilizadas para as mais distintas preparações.
O tomate pode ser consumido verde ou maduro. Segundo Kövesi [et. al.] 2007, os tipos mais comuns são Carmem, caqui, pêra (ou italiano), Débora (tomate comum) e cereja. Na hora de comprar deve-se escolher os tomates firmes e brilhantes, sem manchas, machucados ou partes emboloradas.
A produção de tomates no Brasil está entre as dez maiores do mundo, sendo o estado de Goiás o maior produtor nacional. Dentre os tomates consumidos, os mais comuns são:
Tomate Cereja: é o mais utilizado como tira gosto e na decoração de pratos e pode ser encontrado nas cores vermelho, laranja e amarelo. O diferencial, além do tamanho reduzido, está no sabor que é adocicado.
Tomate Santa Cruz- é o mais indicado na preparação de molhos pois possui mais polpa e pouca acidez. É bastante usado para fazer tomates secos. Seu formato é alongado. Os tomates mais comuns desse grupo são os italianos e o débora.
Tomate Carmem- é
um fruto modificado para que tenha mais tempo de prateleira, por isso seu sabor
é mais aguado. São mais utilizados em saladas e é o mais comum de se encontrar
nos supermercados.
Tomate Caqui- é ideal para consumir ao natural e é o mais indicado na preparação de saladas. É conhecido por ser grande e crocante, tem um sabor e cor fortes.
Tomate Sweet Grape- É
uma variação do tomate cereja. Além de ter sabor bastante adocicado, é o seu
formato que chama atenção já que é bastante parecido com uma uva. É utilizado
em saladas e aperitivos.
O
tomate pode ser consumido cru, assado, grelhado ou cozido com pele, entretanto
quando se trata de preparações como caldos, sopas, cozidos e molhos, ou de cozinhas mais requintadas, os tomates geralmente são sem pele, sem sementes e
picados.
Referências Bibliográficas:
KÖVESI, B.; SIFFERT, C.; CREMA, C.; MARTINOLI, G. 400g. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, 2007.
THE CHEFS OF LE CORDON BLEU. Le Cordon Bleu Cuisine foundations. United States of America: Delmar Cengage Learning: 2011.
WRIGHT, J.; TREUILLE, E. Le cordon bleu: todas as técnicas culinárias. São Paulo: Marco Zero, 1997.
Sites consultados:
http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/reportagem/be-a-ba-da-cozinha/tomates-conheca-diferentes-tipos-aprenda-receitas-638246.shtml (Acesso em 15/05/2014 às 19:38hrs)
http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI224282-18069,00-FESTA+DOS+TOMATES.html (Acesso em 15/052014 às 19:15hrs)
Nenhum comentário:
Postar um comentário