Escrito por Danuza Lima, acadêmica de Gastronomia na Universidade Federal do Ceará.
Existem numerosos fatores que influenciam a qualidade e o sabor do chocolate, tais como: a escolha da variedade genética do cacau, o clima e as condições do solo onde é cultivado, bem como as técnicas de fabricação empregadas. O desenvolvimento do sabor do chocolate começa já na etapa de fermentação dos grãos.
O que os melhores chocolates têm em comum:
São produzidos com as melhores sementes de cacau. Os grãos vêm de países como, Equador e São Tomé e Príncipe. A massa do cacau responde por 70% da receita. Eles primam pela criatividade: são produzidos com novas texturas e recheios raros.
BELGA
Em sua fabricação, o cacau em amêndoas são triturados e misturados com açúcar e manteiga. Em seguida, há uma suave adição de calor (têmpera). Empresas de chocolate belga recebem seus chocolates em caminhões- tanques aquecido logo após o processo de têmpera. Porque o chocolate não esfriou, ele retém muito mais do aroma.
Marca preferida: Pierre Marcolini
Encontrado aqui!
SUÍÇO
Na Suíça, houve o surgimento do chocolate ao leite. O leite com o qual é fabricado possui uma qualidade superior. Os suíços desenvolveram uma técnica de refinaria. A massa das sementes de cacau passa por muitas horas entre os rolos cilíndricos de porcelana, produzindo um chocolate sedoso, que derrete na boca!
Porém, o chocolate é derretido a 37ºC, o que impede sua ampla comercialização no Brasil.
Marca preferida: Lindt
Encontrada: em supermercados do mundo todo.
FRANCÊS
É proibido o uso de qualquer vegetal ou gordura animal no chocolate. Pode ser utilizada apenas a pura manteiga de cacau. A França possui a maior variedade de sabores originais e de alta qualidade. Os melhores bombons de chocolate francês possuem até 80% de licor de cacau escuro.
Marca preferida: La Maison Du Chocolat
Encontrada: em lojas próprias sediadas em Paris, Londres e Nova York.
Para maiores informações:
http://www.crq4.org.br/?p=texto.php&c=quimica_viva__a_quimica_do_chocolate_
http://veja.abril.com.br/280307/p_112.shtml
BRAZI C. ; O Melhor Livro De Chocolate Do Mundo, Casa das Letras, 2012